sexta-feira, 1 de junho de 2018

Internet Lenta? Saiba como medir a sua velocidade e Veja dicas para deixar a sua internet mais rápida


A evolução tecnológica do início deste século deu um salto tão considerável, que num curto espaço de tempo, a tecnologia passou a fazer parte da vida da maioria dos brasileiros. Em fevereiro deste ano, o site R7 publicou uma matéria com uma pesquisa do IBGE que apontava que sete em cada dez casas têm acesso à internet no Brasil. Mas ainda assim muitos internautas sofrem pela baixa velocidade de sua conexão.
O que muitos não sabem é que parte da lentidão da internet não está necessariamente relacionada ao plano de conexão contratado, mas sim pela falta de conhecimento de alguns procedimentos básicos. Por isso apresentamos a seguir informações que serão úteis para que você consiga melhorar a sua experiência com a internet.


Como medir a minha velocidade

Saber qual é a velocidade da sua internet é fundamental para acompanhar a distribuição de dados móveis da sua empresa.
Para testar a velocidade da sua internet, você pode utilizar um medidor de internet. Existem sites e aplicativos desenvolvidos especificamente para esse serviço.

Dicas para deixar a minha internet mais rápida.

Atividades em segundo plano

Tanto os celulares como os computadores atualmente possuem aplicativos que podem rodar continuamente em segundo plano. O ideal é desativar todas as funcionalidades que consomem a internet e não habilitar downloads e atualizações automáticas, pois geralmente consomem bastante os dados e ainda deixam o próprio dispositivo com lentidão.
Muitas vezes o que está lento é o computador e não a internet. Faça o teste, quando você identificar lentidão, perceba se além das páginas demorarem para carregar, o movimento do ponteiro do mouse ou a digitação estão também travando. Isso nos leva à segunda dica.

Libere espaço em disco e utilize a nuvem.

É comum ver as pessoas usando o disco rígido para fazer backup das máquinas fotográficas, smartphones, pen drive etc., quando deveria ser exatamente o contrário. Crie de armazenar os arquivos em um HD externo ou serviços de armazenamento na nuvem, como o OneDrive da Microsoft ou o Google Drive.
Além disso, apague os arquivos temporários da internet, programas que não são utilizados, pastas vazias e esvazie a lixeira. Identifique tudo o que não estiver utilizando e remova com tranquilidade, pois se algum dia você precisar novamente, bastará fazer novo download.

Destrua as ameaças

A velocidade da internet pode ser afetada também pelos Adwares e Spywares, que são aqueles programas instalados gratuitamente e contra a sua vontade, mas depois você não consegue mais excluir. Geralmente eles utilizam uma quantidade muito grande de dados e o seu desafio será conseguir desinstalá-los.
Também tome cuidado com os vírus. Se você puder, compre um antivírus, caso contrário tenha cuidado e analise tudo quanto for baixar.

Cuide do seu computador

Não deixe de levar o seu computador na assistência se perceber que ficou lento após ter caído ou batido em algum lugar. Além disso, você deve também fazer manutenção para atualizar ou substituir peças. Você ainda pode optar por tirar os efeitos, pois podem ser responsáveis também pelo problema com a velocidade da internet e atualizar todos os programas que usam os dados, como por exemplo o navegador. Certifique-se de instalar um antivírus e anti-spyware o mais rápido o possível. Se nada disso adiantar, está na hora de trocar de computador.

Escolha outro plano de serviço de internet

Se nada disso funcionou, é porque o seu plano de internet não atende às suas necessidades. Recomendamos que você contrate um serviço de uma empresa confiável que se preocupa em fornecer uma internet realmente rápida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário